Expedição Maker realiza visitas a novas comunidades e escolas na Costa do Tabocal, Rio Amazonas

A equipe da Expedição Maker, projeto apoiado pela Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil e pela SEMED, realizou no dia 16 de Dezembro uma nova etapa dessa iniciativa que leva o movimento da cultura maker para escolas públicas da zona rural e ribeirinha de Manaus. A equipe realizou uma expedição dupla, na Costa do Tabocal, Rio Amazonas, na comunidade Nossa Senhora de Nazaré e comunidade Jatuarana. As escolas municipais visitadas nessas expedições foram: Monte Sinai, Canaã II, São Francisco, Elizabeth Siqueira, Manuel Chagas, São Pedro e Nossa Senhora de Nazaré. As sete escolas, alunos e profissionais da educação receberam oficinas, atividades e treinamentos em áreas que utilizam a inovação, sustentabilidade e tecnologia, criando assim suas próprias soluções para problemas do cotidiano e expandindo a mentalidade da cultura maker.

Na Expedição Nazaré, uma das oficinas foi a “Robô Inseto”, ministrada pelo designer Carlos Junio, na qual os alunos criaram um robô que se move utilizando materiais como prendedores de roupa, clipes, LEDs e uma bateria. Na oficina “Pop Pop Boat”, ministrada pelo educador maker Raphael Cavalcanti, os alunos construíram barcos movidos por combustível originado a partir do calor. Outra oficina realizada foi a “Hidráulica Criativa”, ministrada pelo professor Junior Codi, em que os participantes aprenderam princípios básicos de física e desenvolveram ferramentas hidráulicas utilizando palitos de picolé, seringas, mangueiras, água e outros materiais. A oficina “Criaturas Amazônicas”, realizada pela educadora maker Flaviana Lopes, buscou a criação de seres da Selva Amazônica utilizando o pensamento computacional e materiais recicláveis. Na oficina “Domos Geodésicos”, ministrada pelos educadores maker Jonathas Pinheiro e Glauco Soprano, os participantes aprenderam conceitos físicos e químicos envolvidos nas estruturas naturais denominadas domos geodésicos e desenvolveram a montagem destas. Não só os alunos foram agraciados com as oficinas, mas também os professores, que receberam o teacher Lucas Martins para uma formação Maker, tendo acesso a uma breve história desse movimento e os impactos gerados por ele. Além disso, puderam compreender os princípios da Cultura Maker na educação. No final, todos estavam aptos para preparar atividades mão na massa dentro do seu contexto escolar.

Na Expedição Jatuarana, a oficina “Ciência Atmosférica”, ministrada pelo educador maker Gabriel Santos, incentivou os alunos no aprendizado de alguns conceitos físicos, como pressão atmosférica, vácuo e combustão, com experimentos para que os estudantes pudessem compreender como os fenômenos físicos estão presentes em nosso dia-a-dia. Outra oficina realizada na Comunidade Jatuarana foi a “Domos Geodésicos”, ministrada pelos educadores maker Glauco Soprano e Jonathas Pinheiro, em que os participantes aprenderam conceitos físicos e químicos envolvidos nas estruturas naturais denominadas domos geodésicos e desenvolveram a montagem destas. Na oficina “Eletro Boat”, ministrada pelo educador maker Lucas Modesto, os alunos aprenderam a montar um motor de corrente contínua produzido a partir de filamentos de cobre e ímãs, ilustrando como seria o funcionamento de um barco elétrico. Na oficina “Robot race”, ministrada pelo educador maker Tiago Cauassa, os alunos aprenderam a construir um robô simples utilizando sucata e realizaram uma corrida para descobrirem qual deles foi o mais rápido. Na oficina “Horta Comunitária”, ministrada pelo Marcus Vinícius, os participantes aprenderam métodos práticos para melhorar o uso da água e do solo na produção de hortaliças, uma vez que os alimentos consumidos dentro da Comunidade Jatuarana provém das hortas que ali estão. Os professores também receberam uma formação maker com o teacher Alexandre Mendonça, tendo acesso a uma breve história desse movimento e os impactos gerados por ele. Além disso, puderam compreender os princípios da Cultura Maker na educação. No final, todos estavam aptos para preparar atividades mão na massa dentro do seu contexto escolar.

Saiba mais sobre o projeto e as oficinas no link: bit.ly/ExpedicaoMaker-ExpedicaoNazare

×

Hello, welcome!

× Como posso te ajudar?