Equipes da Expedição Maker e SEMED realizam expedição em zona ribeirinha de Manaus

A Expedição Maker, projeto patrocinado pela Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil e apoiado pela SEMED, realizou sua 10a expedição, em visita às Comunidades Arara e Baixote, no rio Negro, zona rural ribeirinha, no dia 31 de Junho. A Escola Municipal São Francisco das Chagas recebeu a equipe de professores e voluntários para uma série de oficinas makers oferecidas aos alunos.

A ação consiste em ensinar a “Cultura Maker”, movimento de incentivo à criação no estilo “Faça você mesmo”. Participaram do evento mais de 90 alunos do 2º ao 9º ano do ensino fundamental. Os temas abordados nas oficinas foram: programação de drones, hidráulica criativa, micro:bit, electro car, apresentação do projeto “Maker Box”, que é desenvolvido com 10 centros binacionais do país. As turmas foram divididas em quatro salas com mais de 20 alunos.

Para a gestora da Divisão de Tecnologia Educacional do Icbeu, Cláudia Malheiros, a parceria com a Semed é fundamental para o aprendizado dos alunos em relação à tecnologia. “Nossa ideia de integrar a tecnologia em qualquer currículo é para preparar as crianças ao novo mundo onde eles precisam saber a importância da tecnologia na formação e com isso criar oportunidades de novos empregos”, explicou Cláudia.

Para o chefe da Divisão de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) da Semed, Tiago Pereira, as oficinas levam para os alunos e professores conhecimentos sobre novos recursos tecnológicos que poderão ser utilizados na sala de aula. “Trazer para os alunos da zona rural a ‘Cultura Maker’ é um grande benefício para esses nativos digitais. O prefeito David Almeida e a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, buscam sempre parcerias que proporcionem uma educação tecnológica de qualidade. Estamos equipando as escolas com tablets e computadores e outras ferramentas tecnológicas que proporcionem aos nossos alunos esse contato com robótica, programação e a educação 4.0”, destacou Tiago.

Todos os alunos ganharam um brinde e certificados pela participação, as escolas uma placa de certificação, a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural e a DGTI uma placa de agradecimento.

Participaram da oficina os alunos das escolas municipais Divino Espírito Santo, na comunidade do Jaraqui, Luiz Jorge, na comunidade Santa Maria, e a escola Indígena Arú Waimi, na comunidade de Terra Preta, todas no rio Negro. Além dos professores das unidades de ensino, dos assessores da DDZ Rural e da equipe da Superensino.

×

Hello, welcome!

× Como posso te ajudar?