ICBEU Manaus recebe programação do Amazon Poranga Fashion

Grandes nomes do mercado nacional e internacional da moda são amazonenses e integram a iniciativa que marca um novo momento no cenário artístico e criativo do estado

Nos dias 21 e 22 de junho, a programação do Amazon Poranga Fashion será toda dedicada a desfiles de moda indígena amazônica, apresentando renomados estilistas e artesãos que representam essa vertente tão promissora. Com entrada gratuita, o ICBEU (Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos) e o Centro Cultural dos Povos da Amazônia serão palco dos eventos.

Os estilistas indígenas Mauricio Duarte e Sioduhi apresentam, nesta quarta-feira (21/06), às 19h30, no ICBEU, um desfile pautado na sustentabilidade e economia circular, transmitindo por meio da moda a importância dos saberes ancestrais, além de traduzir uma luta contínua, que saem dos seus territórios e ganham as passarelas. A entrada é limitada a 60 pessoas.

De acordo com Maurício, a moda é um ambiente de economia criativa e também de valorização dos trabalhos indígenas. “Estamos falando de estilistas que representam suas etnias. Assim como a música, as artes plásticas, a moda também pode criar um caminho de ocupação em espaços culturais”, ressalta o estilista.

Ainda na ocasião, os estilistas participam da mesa redonda “Resgate e valorização dos saberes ancestrais na moda”, composta por diversas personalidades da moda amazônica, além da participação online de Melissa Màia, figurinista e finalista do quadro “Como manda o figurino”, da Rede Globo, e de Ronaldo Fraga, um dos estilistas mais inovadores do mundo, segundo o Design Museum de Londres, em 2010 e 2014. O estilista já desfilou sua marca em diversos países. A roda de conversa acontece às 17h30, com entrada livre limitada a 60 pessoas.

MESA REDONDA “RESGATE E VALORIZAÇÃO DOS SABERES ANCESTRAIS NA MODA”

DATA: 21 DE JUNHO

HORÁRIO: DE 16H ÀS 18H

LOCAL: BIBLIOTECA DO ICBEU E TRANSMISSÃO ONLINE

PARTICIPANTES:

Maurício Duarte,estilista indígena e amazonense, fundador da marca Maurício Duarte Brand;

Sioduhi, estilista indígena e amazonense, fundador do Sioduhi Studio;

Vanda Witoto, liderança indígena e coordenadora do Ateliê Derequine,

Yrá Tikuna, fundadora do Ateliê Aikunatchica.yra;

Rita Prossi, designer de biojoias premiada por sua atuação junto à artesãos indígenas e ribeirinhos;

Harim Feitosa, fundadora da marca Soul Hara;

Hadna Abreu, designer, artista visual e curadora na MANART GALERIA.

E, participando de forma virtual, teremos ainda:

Ronaldo Fraga, um dos maiores nomes da moda brasileira contemporânea, desenvolve sua marca própria desde 1997. Foi selecionado pelo Design Museum de Londres como um dos sete estilistas mais inovadores do mundo em 2010 e 2014. Apaixonado pela diversidade cultural do nosso país, desenvolve peças carregadas de ousadia, cores e fortemente relacionadas à identidade cultural brasileira.

Melissa Màia figurinista premiada com mais há mais de 10 anos de atuação no mercado.

A atividade terá mediação de Cidarta Gautama, Professor Coordenador do curso de Design de Moda da faculdade Santa Teresa.

DESFILE SIODUHI STUDIO E MAURÍCIO DUARTE BRAND

DATA: 21 DE JUNHO

HORÁRIO: A PARTIR DE 19H30

LOCAL: THE ART GALLERY – ICBEU MANAUS

INFORMAÇÕES:

Na quarta-feira, 21/06, às 19h30, na Galeria de Arte do ICBEU, Sioduhi e Maurício Duarte apresentam suas criações inspiradas na força e beleza dos povos tradicionais da região amazônica.

A entrada é gratuita.

Quer saber mais sobre os estilistas e suas marcas?

Sioduhi, é indígena do povo Piratapuya, de São Gabriel da Cachoeira (AM), fundador e criativo da Sioduhi Studio, consultor de processos de criativos, palestrante, pesquisador e desenvolvedor da tecnologia Maniocolor, corante têxtil à base de casca de mandioca. Partipou da 5ª e 6ª edições do Brasil Eco Fashion Week. Sua marca, a Sioduhi Studio foi fundada em abril de 2020 e expressa o orgulho da sua origem indígena e a resistência dos povos originários. Têm como referência o futurismo indígena, desenvolve peças agênero de estilo casual, esportivo e utilitário, com alguns recortes de alfaiataria desconstruída.

Maurício Duarte, é indígena do povo Kaixana, nascido em Manaus (AM), formado em Moda pela Faculdade Santa Marcelina (SP), com ênfase em estamparia e arte têxtil, e desenvolve sua marca homônima desde 2013.

O estilista foi destaque na categoria de moda na lista Forbes Under 30 Brasil, em 2022, publicação que destaca os mais brilhantes empreendedores e criadores do mercado. Estreou na São Paulo Fashion Week N54 em 2022, sendo o primeiro estilista do Amazonas a integrar o line-up oficial da maior semana de moda da América Latina. Em maio de 2023, Maurício apresentou na São Paulo Fashion Week N55 sua coleção intitulada ‘Tramas’, ocasião em que foi aplaudido de pé pelo público.

A marca Maurício Duarte carrega a força das raízes indígenas do seu idealizador, e tem como propósito transmitir, através das confecções, a importância dos saberes ancestrais. É pautada por princípios de sustentabilidade, economia circular e propósito, e foca nos processos criativos de maneira artesanal e slow fashion.

Para mais informações sobre a programação, acesse @amazonporanga no Instagram.

×

Hello, welcome!

× Como posso te ajudar?