Aluno do ICBEU Manaus foi contemplado com bolsa integral em curso de verão da Temple University

Um jovem estudante do ensino médio que já tem bem definido o seu sonho de carreira. Este é o Julio Cesar Cerrate Castro , que estuda inglês no ICBEU Manaus e participou de um curso de verão, em junho de 2023, do programa pré-universitário da Temple University, na Filadelfia, Pensilvânia, região centro-atlântica dos Estados Unidos. Lá, ele teve curso de inglês, recebeu conteúdo preparatório para admissão em uma universidade americana e também teve aulas sobre Medicina Genômica. Tudo a ver com o seu objetivo maior: cursar medicina em uma universidade pública. Se você sonha em estudar no exterior e quer saber mais sobre os programas oferecidos pelas universidades, boa leitura!

Julio Cesar é estudante do 3⁰ ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo, localizada no bairro Dom Pedro, zona Centro-oeste de Manaus. Ele iniciou o estudo da Língua Inglesa no ICBEU Manaus aos 8 anos de idade e acredita que o idioma “abre portas para melhores oportunidades de carreira, dá acesso à ampla informação que sempre é escrita ou falada em inglês, ajuda muito nas viagens para outros países e para conhecer novas culturas”, enfatizou Julio em entrevista para nosso blog, após ter voltado do curso de verão nos Estados Unidos. Confira o que conversamos!

– Você já sabe o que e onde quer estudar no ensino superior? 

Meu sonho é estudar Medicina em uma universidade. Gostaria de ingressar na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e participar de programas como: Observership* e Clerkship* nos Estados Unidos, para fazer minha residência lá.

*Observership é um programa de observação médica, em que o estudante de medicina acompanha um profissional específico ou um serviço do hospital.

*Clerkship é o estágio clínico, em que o aluno pratica medicina sob a supervisão de um profissional.


– Para estudar no exterior, dominar o Inglês é fundamental. Como é a sua jornada de estudo da Língua Inglesa no ICBEU Manaus? 

Eu gosto muito de estar no ICBEU Manaus. Desde o momento em que eu entrei, ele me ensinou e me ofereceu novas oportunidades com inglês, me mostrando que é claramente possível estudar nos Estados Unidos: tanto para participar de intercâmbios, como para fazer uma graduação. Quando você entra no ICBEU Manaus, você consegue se comunicar em inglês com pessoas que também estão aprendendo inglês. Existe um foco na comunicação, de forma que ele prepara os alunos para situações do mundo real, em que é preciso usar o inglês.

– Uma dessas situações é nas viagens e estudos no exterior. Como foi a sua experiência no curso de verão do programa pré-universitário da Temple University?

O meu programa foi uma das melhores coisas que me aconteceu! Eu aprendi muito sobre a vida dentro de uma universidade americana e participei de vários cursos, como o curso do TOEFL (Test of English as a Foreign Language – um dos exames de proficiência em inglês), tive aulas pelo programa pré-universitário sobre Medicina Genômica, assunto que eu gosto muito. Também tive aulas para preparar meu currículo para a aplicação nas universidades americanas e fiz muitos passeios, que foram incríveis! As amizades que fiz foi de diversos cantos do planeta, como China, Arábia, Chile e Bolívia – eu era o único brasileiro lá! Gostei de conhecer as pessoas e sobre seu idioma, cultura e seus costumes. Até hoje me comunico com eles. Os meus chaperones (supervisores dos alunos) foram as pessoas mais bacanas que eu conheci: eles sabiam se divertir junto com o grupo inteiro.

– Você visitou outras cidades e lugares, além de Filadelfia? 

Sim. Fiz várias viagens. Fui para Nova Iorque, para Ocean City, cidade em Nova Jersey, visitei diversos museus e fui para um jogo de beisebol – um dos momentos mais legais, por causa do ambiente!

Por toda essa experiência, eu quero agradecer à minha mãe Juana Laura, por ter me apoiado desde o início do processo para entrar no curso da Temple University. Eu agradeço às orientadoras Isa Akel e Soraya Moresi, do EducationUSA, por tudo que fizeram por mim, por me dar as informações do programa e por todas as dicas para realizar minha viagem. Elas sempre estiveram em contato com a Temple! Agradeço ao meu tio Luis Tello, que me convidou para passar uns dias na Carolina do Norte, para ficar na casa dele antes do curso. Ele me levou de carro até a Philadelphia, conheci vários estados americanos, fui para a capital dos EUA, Washington DC e, no fim do programa, ele foi me buscar na Temple, para me levar para Carolina do Norte e voltar pro Brasil.

– Se você pudesse dar um conselho para os jovens da sua idade, qual seria?

Você, que estiver lendo isto, corra atrás dos seus sonhos: não pense que tudo na vida é impossível. Eu ganhei uma bolsa integral para os EUA no momento mais difícil da minha vida econômica. Mas, sempre tive fé e esperança que todo esse processo daria certo. Como se diz em uma frase famosa: “brasileiro não desiste nunca”.

O Julio não desistiu e colheu os frutos da sua dedicação aos estudos da Língua Inglesa. É maravilhoso ler sobre alguém que alcançou um sonho, não é mesmo? Qual é o seu? Nós podemos te ajudar a conquistá-lo.

Se você quiser mais informações gratuitas sobre programas oferecidos por universidades americanas, é só entrar em contato com o escritório EducationUSA, que fica localizado na matriz do ICBEU Manaus (Av. Joaquim Nabuco, 1286, Centro).

EducationUSA Office em Manaus

O EducationUSA é uma rede global de Centros de Orientação do Departamento de Estado Americano, com a missão de facilitar o acesso a informações sobre oportunidades de estudo no ensino superior nos Estados Unidos, dentre outras atividades. Por meio de alguns programas, como o pré-universitário, alunos têm a oportunidade de uma imersão na cultura americana, recebendo conteúdo preparatório para admissão em uma universidade, enquanto estuda inglês.

Contatos do EducationUSA em Manaus, para visitas agendadas: 3198-7119 / [email protected] e [email protected]

×

Hello, welcome!

× Como posso te ajudar?