Icbeu Manaus participa de Mostra de Ciência e Tecnologia da Amazônia, em Macapá

O Icbeu Manaus estará presente na MOSTRAMAZÔNIA, a Mostra de Ciência e Tecnologia da Amazônia realizada pelo Instituto Leva Ciência, que acontece em Macapá, no período de 4 a 6 de setembro. O evento, realizado anualmente, combina ciência, educação e diversão, e busca destacar a riqueza e complexidade da Amazônia e promover a conscientização sobre sua importância para o planeta.

A participação do Icbeu será uma grande oportunidade de destacarmos o comprometimento e a excelência dos nossos projetos STEAM desenvolvidos com a temática amazônica, em especial, o projeto Expedição Maker, realizado com o inestimável patrocínio da Embaixada Americana na zona ribeirinha de Manaus. Esse projeto é um exemplo emblemático de como a educação e tecnologia podem se unir em prol do desenvolvimento sustentável e do engajamento comunitário. A Expedição realizou visitas a escolas públicas municipais e estaduais, como também às comunidades locais, oferecendo atividades maker juntamente com treinamento online e presencial para professores e agentes comunitários envolvidos com a educação.

Os professores Alexandre Mendonça e Lucas Martins, parte da equipe que participou ativamente do projeto Expedição Maker, serão os representantes do Icbeu na MOSTRAMAZÔNIA, e irão conduzir quatro oficinas para alunos e professores da comunidade local em Macapá:

1. Coding with Moana: Mergulhe no universo mágico da codificação com a Moana! Em parceria com a Disney e a Code.org, oferecemos uma oficina de uma hora que introduz os conceitos básicos de programação de uma maneira divertida e desafiadora. Não é necessária experiência prévia, apenas o desejo de aprender e se divertir.

2. Hidráulica Criativa: Já imaginou unir criatividade, física e hidráulica em uma única atividade? Em nossa oficina de Hidráulica Criativa, você terá a chance de explorar conceitos fundamentais de hidráulica e física de maneira prática e envolvente. Perfeito para quem deseja entender mais sobre o funcionamento do mundo ao nosso redor.

3. Música com Microbit: Se você é fã de trilhas sonoras de filmes famosos e tem curiosidade sobre programação, essa oficina é para você! Através das placas Microbit, ensinaremos como programar e recriar suas músicas favoritas de filmes. Uma junção de tecnologia e arte que promete muita diversão e aprendizado.

4. Teaching Unplugged para Professores: Voltada especialmente para os educadores, essa oficina explora o conceito de “Teaching Unplugged” (Ensino Desplugado). Abordaremos métodos e práticas pedagógicas que não dependem de tecnologia, reforçando a importância do ensino direto e experiencial. Uma excelente oportunidade para professores que buscam renovar suas técnicas e abordagens em sala de aula.

5. Maker Box

×

Hello, welcome!

× Como posso te ajudar?