A temporada de concertos 2026 da Amazonas Filarmônica começa nesta quinta-feira, 5 de fevereiro, com um programa dedicado a duas obras de um dos compositores centrais da história da música: Ludwig van Beethoven. A apresentação é gratuita e aberto ao público, e acontece no Teatro Icbeu.
Abrindo a noite, a orquestra interpreta a Sinfonia n.1 em dó maior, op. 21 (1800) – a primeira incursão sinfônica de Beethoven, escrita quando o jovem pianista buscava firmar-se em Viena como compositor de música para orquestra. A obra ainda dialoga com o modelo clássico de seu tempo, mas já antecipa traços marcantes de sua linguagem: contrastes repentinos, acentos incisivos, surpresas harmônicas e uma escrita instrumental que começa a ampliar os usos tradicionais da orquestra.
Para a segunda parte, o maestro Marcelo de Jesus escolheu a Sinfonia n.8 em fá maior, op. 93 (1812), composta num período de plena maturidade artística. Apesar da surdez já muito avançada, Beethoven demonstra domínio absoluto da escrita orquestral, com invenções melódicas e harmônicas, soluções instrumentais originais e uma arquitetura formal repleta de refinamento. Muitas vezes descrita como uma sinfonia “delicada” ou “comportada”, a Oitava (apontada como a preferida do próprio compositor) revela-se na verdade uma obra de humor e engenho, cujas surpresas sonoras se tornam ainda mais impactantes. (Texto de Otavio Simoes Maestro)
Ludwig van Beethoven
Sinfonia n.1 em dó maior, op.21 (1800)
I. Adagio molto – Allegro con brio
II. Andante cantabile con moto
III. Menuetto & trio: Allegro molto e vivace
IV. Adagio – Allegro molto e vivace
Sinfonia n.8 em fá maior, op.93 (1812)
I. Allegro vivace e con brio
II. Allegretto scherzando
III. Tempo di Menuetto
IV. Allegro vivace
Data da apresentação: 5 de fevereiro de 2026
Horário: 20h
Local: Teatro Icbeu (Av. Joaquim Nabuco, 1286)
Entrada gratuita
