Nos dias 26 e 27 de setembro de 2025, o ICBEU Manaus realizou mais uma edição do ICBEU Music Festival, iniciativa que busca fortalecer o ensino de inglês por meio da música e estimular o talento artístico dos alunos.
Durante uma temporada de apresentações, o evento mobilizou estudantes, famílias e comunidade escolar em uma experiência que uniu educação, cultura e entretenimento
Estreia da categoria Kids (7 a 11 anos)
A grande novidade desta edição foi a categoria Kids, destinada a crianças de 7 a 11 anos. Os pequenos soltaram a voz nas audições que classificaram 19 candidatos, divididos em dois grupos para apresentações em formato de pocket shows nos dias 13 e 20 de setembro.
O novo formato representou um marco para o festival, ampliando o espaço para que as crianças pudessem vivenciar a experiência de cantar em inglês em um palco profissional.
As apresentações lotaram a arquibancada em frente ao Kinder, reunindo a comunidade escolar, famílias e amigos em um ambiente de celebração. As interpretações foram de Whitney Houston à Miley Cyrus e The Police à Harry Styles, revelando o gosto musical diversificado dos pequenos.
Na grande final, realizada no Teatro ICBEU, os finalistas emocionaram a plateia com interpretações marcantes e performances que encantaram o público pela energia e espontaneidade.
Entre os destaques, a estudante Daniela Lameira recebeu o Prêmio Revelação Kids, reconhecimento que simboliza o impacto do festival como espaço de formação cultural e educacional.
Categoria Amador 12+
Na tradicional categoria Amador, voltada para participantes a partir de 12 anos, os alunos demonstraram confiança, técnica e presença de palco. As audições classificaram 30 candidatos, divididos em dois grupos para as semifinais, realizadas nos dias 12 e 19 de setembro em frente ao Teatro ICBEU.
As apresentações reuniram uma variedade de estilos e artistas, incluindo músicas de Red Hot Chili Peppers, Sam Smith, Adele e Britney Spears, mostrando a versatilidade e o repertório diversificado dos participantes. Cada performance foi avaliada pela combinação de técnica, interpretação e domínio do idioma.
Na grande final, no palco do Teatro ICBEU, os destaques incluíram Maria Beatriz, exemplo de superação após não ter sido selecionada em 2024 e retornar em 2025 conquistando o primeiro lugar com uma emocionante interpretação de “The Ballad of Jane Doe”, do musical Ride the Cyclone, interpretada por Lillian Castillo (atriz do elenco original).
O segundo lugar ficou com Rafaela Lobo, cuja interpretação da emocionante “How can I go on?”, de Freddie Mercury & Montserrat Caballé, marcou a platéia com a voz potente da participante. Monaliza Alexandre garantiu o terceiro lugar com a sensível performance de “Bring Me to Life”, da banda Evanescence, encantando o público pela expressividade.
Já Drielly da Costa, destacou-se pela criatividade e carisma ao interpretar “There’s Nothing Holding Me Back” do cantor americano Shawn Mendes, levando para casa o Prêmio Revelação.
Cultura e educação lado a lado
Mais do que uma competição, o ICBEU Music Festival representa a união entre arte, cultura e educação, reforçando o compromisso da instituição em proporcionar vivências que vão além da sala de aula.
Cada performance reafirmou que aprender inglês também pode ser um caminho de expressão, confiança e protagonismo, mostrando como a música atua como uma ferramenta significativa no desenvolvimento acadêmico e pessoal.
Do primeiro contato das crianças na categoria Kids às interpretações emocionantes da categoria Amador, o festival evidenciou que o aprendizado do idioma pode ser vivido de forma criativa e transformadora.
O ICBEU se orgulha de incentivar talentos e fortalecer a formação cultural de seus alunos, celebrando não apenas conquistas individuais, mas também a construção coletiva de uma comunidade escolar vibrante e engajada.