Metodologia

O ICBEU adota a Abordagem Comunicativa (Communicative Language Teaching/CLT) como filosofia de ensino.

A abordagem comunicativa é, desde a década de 80, a filosofia mais respeitada e aceita por teóricos e professores para o ensino de línguas. Fundamentada em pesquisas em diversas áreas da Linguística, a abordagem comunicativa é um conjunto de pressupostos sobre a aquisição, o ensino e a aprendizagem de línguas, fundamentando-se em princípios teóricos, psicológicos, pedagógicos afetivos e socioculturais, entre eles: aprendizagem significativa, motivação intrínseca, aplicação de estratégias, automaticidade, conexão entre língua e cultura e competência comunicativa.

A tradução desses princípios para a realidade da sala de aula de línguas dá-se da seguinte forma:

  • Os objetivos da aula são fundamentados em todos os componentes da competência comunicativa (gramática, discurso, funções, pragmática e estratégias).

  • As técnicas (atividades ou tarefas) são construídas para envolver os alunos em objetivos pragmáticos, autênticos, funcionais e significativos para eles. Aspectos organizacionais da língua, como estruturas gramaticais, não são o foco único e central das aulas, mas apenas aspectos importantes que auxiliam o aluno a atingir esses objetivos.

  • Fluência (velocidade com que se fala) e acuidade (uso correto da língua) são vistos como princípios complementares que fundamentam técnicas comunicativas.

  • Os alunos devem usar a língua tanto produtivamente como receptivamente em contextos autênticos, ou seja, em situações que simulam o uso da língua fora da sala de aula. Portanto, as tarefas executadas em sala de aula devem equipar os alunos com as habilidades necessárias para a comunicação.

  • Aos alunos são dadas oportunidades de entender seu próprio processo de aprendizagem através da compreensão dos seus estilos de aprendizagem e desenvolvimento de estratégias apropriadas para uma aprendizagem autônoma.

  • O professor desenvolve o papel de facilitador e guia, não de um detentor do saber. Portanto, os alunos são encorajados a construir significado através de uma genuína interação com outros.

Notícias

  • ICBEU Talk: Violência contra mulher durante a pandemia de COVID-19 – Inscreva-se e participe!

    A Campanha ’16 Dias de Ativismo Contra a Violência de Gênero’ é uma iniciativa internacional patrocinada pelo Centro para Liderança Global das Mulheres. Para delimitar o período da campanha foram escolhidas as datas de 25 de novembro (Dia Internacional Contra a Violência Contra as Mulheres) e 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos), a […]

  • Maker Club: Thanksgiving Table – Inscreva-se gratuitamente!

    Que tal organizar elementos à mesa, como pratos, talheres, copos e guardanapos, para apresentar uma bela refeição em família ou aos seus convidados? Mesa Posta é uma forma simples e prática para aplicar essas ideias criativas no seu dia a dia. À mesa, fortalecemos laços, construímos histórias e somos gratos! No workshop Thanksgiving Table, você […]

  • Em parceria com o ICBEU, Sebrae-AM realiza programa de capacitação gratuito para microempreendedores em Manaus

    O programa de aceleração para microempreendedores individuais (MEIs) –  o “Salto: Aceleradora de MEIs” – chega a Manaus com mais de 600 vagas gratuitas. Realizada pelo Sebrae Amazonas e Impact Hub Manaus, em parceria com o ICBEU, a iniciativa identifica MEIs interessados em acelerar o crescimento e focar na estruturação dos negócios. As inscrições vão […]

  • Semana Global do Empreendedorismo: Participe do talk gratuito sobre empreendedorismo na quarentena!

    Se você está buscando uma força inspiradora para reinventar o seu negócio ou manter o foco em meio a crise, essa história pode funcionar como combustível e ajudará a reinventar, repensar e recriar sua trajetória. Celebrando a Semana Global do Empreendedorismo, convidamos a empresária Thainá Almeida para um talk, onde ela irá compartilhar o case […]

Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos
Av. Joaquim Nabuco, N. 1286 - Centro - CEP: 69020-030 - Manaus - AM
Tel: (92) 3198-7100

As informações deste site são constantemente atualizadas pelo ICBEU. Ressaltamos que o ICBEU reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.