Dia dos Bibliotecários – Biblioteconomia em transformação

Conheça a história de Rejane Grana, bibliotecária do ICBEU Manaus que se reinventou no período da pandemia.

Os livros estão presentes em nossas vidas desde a primeira infância. Já na educação básica, tivemos aquelas pessoas que nos ensinaram a cuidar dos livros e a buscar, da maneira mais organizada possível o bem mais valioso: o conhecimento. De quem estamos falando? Nesta sexta-feira (12/03) comemora-se o Dia do Bibliotecário, profissional indispensável na aprendizagem. Nós contamos com a Rejane Grana em nossa família ICBEU Manaus, graduada em Biblioteconomia, especialista em Metodologia do Ensino à Docência Superior e mestranda em Ciência da Educação, com certificação de Apple Teacher e Educador Maker. Hoje, contamos um pouco da sua história e de como ela se reinventou em meio à pandemia, com seu trabalho fundamental na educação.

Rejane iniciou a graduação aos 17 anos, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ela afirma que sempre adorou ler, então, com a orientação de sua irmã, escolheu o curso de Biblioteconomia. “Apesar de iniciar o curso sem entender muito da área, dia após dia, período após período, eu me encantava mais e mais. Tive a oportunidade de fazer parte de um projeto de extensão onde pude vivenciar práticas de como montar do zero uma biblioteca. O projeto foi aplicado em uma área comunitária, localizada na Zona Sul da cidade de Manaus”. Ao longo do curso, Rejane pode entender o poder transformador da educação e do conhecimento no desenvolvimento das pessoas. Em um projeto posterior, ela e seus colegas desenvolveram atividades de incentivo à leitura, que tinham como estratégia, estimular o raciocínio lógico de crianças de 5 a 12 anos, em situação de vulnerabilidade social, por meio da interpretação das propostas de um jogo e resolução dos desafios apresentados. “Sem dúvida alguma, essas experiências foram um divisor de águas, que reafirmaram a minha escolha pela profissão”, afirma Rejane.

Após trabalhar no Centro Cultural do Povos da Amazônia e na Biblioteca do Centro Universitário Luterano de Manaus, Rejane ingressou na equipe do ICBEU Manaus. Já são 8 anos de contribuição à Library, a qual passou por transformações não só na estrutura física, como também nos serviços oferecidos aos alunos e à comunidade.

Hoje, a “The Library” possui um espaço aconchegante, com acervo aberto, tecnologicamente moderno e com uma linda galeria de arte ao seu redor. “Vale ressaltar que tudo isso parte de uma gestão que apoia e reconhece a Biblioteca como um espaço de busca do conhecimento e de múltiplas culturas e que valoriza a importância da leitura como fonte de informação e lazer”, pontua Rejane.

CULTURA E ENSINO

A The Library possui um espaço especialmente projetado para os estudos, dispõe de um acervo físico e virtual que abrange todas as áreas do conhecimento desde a cultura americana, brasileira à regional. Planejada com muito carinho para atender nossos alunos e a comunidade, dá suporte às atividades educacionais, científicas, tecnológicas e culturais do ICBEU. A The Library é um espaço ativo, no qual desenvolvemos diversas formas lúdicas para incentivar o hábito de ler em inglês, disseminar informação, a cultura do Brasil e dos Estados Unidos.

Por sermos um Espaço Americano (o ICBEU Manaus é um American Space, reconhecido pela Embaixada Americana), disseminamos a cultura não só do Brasil, como também a do Estados Unidos, dando amplitude e a profundidade dos valores, ideais, cultura e perspectivas americanas sobre uma variedade de programações, sobretudo, resguardando a missão do ICBEU, na busca contínua pela excelência dos serviços.

“É um privilégio trabalhar em um Espaço Americano, tendo a Embaixada dos Estados Unidos como parceiro. Na verdade, é surreal e enriquecedor, pois nos permite interagir com outros BNCs do mundo todo, trocando experiências, participando de treinamentos, workshops, aprendendo sobre novos recursos e melhorando a cada dia nossos serviços”, enfatiza Rejane.

The Library

O ICBEU Manaus dispõe aos alunos e população em geral uma biblioteca especializada em Língua Inglesa, composta por 15 mil obras físicas e 60 mil em acervo virtual, o qual abrange todas as áreas do conhecimento, desde a cultura americana à brasileira e regional. Com o propósito de contribuir com informações para a pesquisa, ensino e aprendizagem da literatura e língua inglesa a Biblioteca do ICBEU Manaus é aberta à comunidade. O cadastro é semestral e gratuito, feito na Biblioteca, mediante a consulta ao cadastro de matrículas (para alunos) e apresentação da cópia da identidade e comprovante de residência para o público externo.

Se você é aluno ICBEU, certamente já participou ou recebeu um convite por e-mail para participar de um Literary Café, ou da Book Fair: The Magical Stories, da Star Wars Week, da Campanha Best Readers, de Talks, Maker Workshops, Storytelling, Stories on a String entre tantos outros projetos desenvolvidos aqui. “Não posso jamais, deixar de mencionar a Teacher Claudia Malheiros (nossa líder) por todo apoio e incentivo em sempre aprender algo novo. Ela nos inspira a colocar o coração no que fazemos e permite autonomia no desenvolvimento do meu trabalho”.

Devido a pandemia nossas atividades presencias estão suspensas*, espero que possamos voltar ao normal o mais rápido possível e ter a alegria de receber nossos leitores novamente. Continuamos com as nossas atividades online: para fazer pesquisas, acesse a nossa Virtual Library e a e-library USA. Ah, e participe dos nossos workshops e Talks que preparamos para o Women´s History Month.

Com este texto, parabenizamos nossa bibliotecária Rejane Grana pelo Dia do Bibliotecário e agradecemos por toda sua contribuição ao longo destes 8 anos de família ICBEU Manaus!

×

Hello, welcome!

× Como posso te ajudar?