Maker Day Brasil, evento que prega a ‘cultura mão na massa’, oferece oficinas gratuitas

Na 4ª edição, o evento traz diversas atividades relacionadas à sustentabilidade e responsabilidade ambiental; confira a programação que vai de 22 a 25 de setembro.

Colocar as mãos na massa, para criar e resolver problemas é algo que está muito presente na rotina dos brasileiros. Este hábito é ainda mais intenso na cultura dos Estados Unidos, onde surgiu o Movimento Maker, o qual vem exercendo grande influência nas novas tendências educacionais no Brasil. Nas escolas e centros educacionais mais avançados, já existem espaços específicos dedicados a essa prática: são os Makerspaces.

Na capital do Amazonas, o Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU Manaus) realiza – em conjunto com os demais Espaços Americanos e Centros Binacionais presentes no Brasil e com o apoio da Embaixada dos EUA – a 4ª edição do Maker Day Brasil, com objetivo de promover atividades que incentivem uma nova geração de criadores e fazedores a compartilhar seus talentos e aprimorar suas habilidades.

O evento, gratuito e aberto ao público, oferece uma programação on-line e presencial durante 4 dias (de 22 a 25 de setembro) inovadora, diversificada e criativa, composta por diversos workshops em STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).  As oficinas on-line e ao vivo serão transmitidas por plataformas de videoconferência. As inscrições estão abertas e disponíveis pelo site do Maker Day Brasil, com diversas atividades para todas as idades.

Inscrições e programação das oficinas oferecidas pelo ICBEU Manaus: www.makerdaybrasil.com/manaus-2021/

Site oficial do Maker Day Brasil: https://www.makerdaybrasil.com/

Sustentabilidade

Neste ano, a “Green Edition” do Maker Day Brasil foca a programação em questões de sustentabilidade e de responsabilidade ambiental, tendo em vista que a luta contra as mudanças climáticas e a preservação ambiental são os principais desafios desta e das próximas gerações. Dessa forma, a cultura maker e os makerspaces têm muito a contribuir, pois preconizam os princípios da investigação e da solução de problemas, por meio da tecnologia e da criatividade. Nas oficinas, são abordados temas como gestão de recursos naturais, tecnologias sustentáveis e reaproveitamento de resíduos sólidos. “Crie sua própria casa sustentável” e “Crie seu foguete”, são duas das mais de 30 oficinas gratuitas oferecidas pelo ICBEU Manaus, além das ofertadas pelos outros centros binacionais.

Uma novidade proposta pela organização do Maker Day Brasil esse ano é o Green Maker Challenge, que tem o objetivo de incentivar o público jovem a refletir sobre os problemas ambientais de suas localidades, causas e possíveis soluções maker para essas questões. O desafio será dividido em três categorias: Imagining (imaginar), destinada a crianças de até 10 anos, que deverão apresentar suas ideias e invenções para resolver o problema ambiental por meio de um desenho e a explicação de como sua invenção funcionará; Planning (planejar), destinada a jovens de até 14 anos, que deverão apresentar sua ideia ou invenção especificando como a invenção funcionará e os materiais e ferramentas necessários para construir esse projeto; e a categoria Making (fazer), destinada a jovens a partir dos 15 anos e que deverão apresentar um protótipo da sua invenção.

×

Hello, welcome!

× Como posso te ajudar?