ICBEU Manaus realiza mostra de artistas contemporâneas “ART ICBEU 65 – Poéticas Visuais Afetivas”

O Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – ICBEU Manaus, Centro Binacional certificado pela Embaixada Americana, celebrou no dia 6 de julho deste ano seus 65 anos de prestação de serviços de excelência, tradição e referência no ensino da língua inglesa e da cultura para a sociedade amazonense.  Mantendo o incentivo às manifestações artísticas visuais como um de seus pilares, a instituição realizará, no dia 14 de Outubro, a abertura de uma mostra coletiva de artistas contemporâneas, como parte da programação de celebração dos seus 65 anos, com a participação de 24 ilustres e talentosas artistas que irão abrilhantar a Galeria de Artes do ICBEU.

A temática desenvolvida na mostra “ART ICBEU 65 – Poéticas Visuais Afetivas” nos remete às percepções femininas de diversas situações, sob a ótica e gestualidade de cada artista, com fotografias, pinturas, desenhos e artes digitais, totalizando 37 peças em exposição. O conjunto de obras destaca a multiplicidade criativa de nossas talentosas expositoras: Alice Regina, Bárbara Teófilo, Carina Navegante, Caroene Neves, Chris Gouvea, Cinthia Louzada, Claudia Higuchi, Eliane Mezari, Ellen Gatto, Gisele Gomes, Gisele Riker, Karen Cordeiro, Khettlen Costa, Lilian Pires, Manuela Marinho, Mariana Rebouças, Monik Ventilari, Olvidia Dias, Priscila Pinto, Raquel Mattos, Rejane Melo, Ruth Jucá, Selma Carvalho e Teti Belém.

A direção e curadoria da mostra é de Sérgio Cardoso, que destaca a manifestação do afeto poético de suas criadoras na coleção de obras. “Com predominância da arte da fotografia, esta exposição reúne 24 artistas abordando a temática da expressão do afeto físico e artístico na coleção especial de visualidade em pinturas e desenhos. O que as artistas amam com suas sensibilidades, refletem nas obras, como exercício de suas vidas, resultando numa bela e intensa mostra. O toque, o beijo, o abraço, o olhar envolvente, a esperança do encontro das almas com o público. A coleção interessante de obras é deveras instigante e muito renovará os olhares dos apreciadores da série de exibições que o ICBEU tem realizado”.

Prezando pela segurança, a abertura da exposição se dará em formato mais restrito, apenas com a participação dos artistas expositores, corpo técnico da instituição e imprensa convidada, visando um maior controle sobre a circulação de pessoas, a manutenção do distanciamento social e dos protocolos de segurança para a saúde.

Após a vernissage, a mostra de artistas contemporâneas “ART ICBEU 65 – Poéticas Visuais Afetivas” estará aberta ao público para visitação a partir de 15/10, de segunda a sexta, das 15h às 20h, e aos sábados, das 9h às 12h. As visitas devem ocorrer de forma individual ou em pequenos grupos, e é obrigatório o uso de máscaras durante a permanência na Galeria de Artes.

O ICBEU reitera assim, o compromisso de oportunizar novas exposições e a contínua valorização das expressões artísticas, impulsionando o movimento social das artes visuais em Manaus.

O QUE: Abertura da mostra coletiva de artistas contemporâneas “ART ICBEU 65 – Poéticas Visuais Afetivas”;

ONDE: The Art Gallery, no ICBEU Manaus (Av. Joaquim Nabuco, 1286 – Centro)

QUANDO: Abertura em14 de Outubro de 2021, às 19h;

Período de visitação: a partir de 15 de Outubro de 2021, de segunda a sexta, das 15h às 20h, e aos sábados, das 9h às 12h.

Agendamento de visitas: 3198-7112; [email protected]

×

Hello, welcome!

× Como posso te ajudar?