“Expedição Maker”, projeto em parceria entre ICBEU Manaus e Embaixada Americana, levará a cultura maker à escolas públicas e comunidades

Há 65 anos atuando com excelência, referência e inovação no ensino da língua inglesa e da difusão cultural no Amazonas, o Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – ICBEU Manaus, trabalha com empenho no intuito de que a educação seja a ferramenta mais importante no crescimento e desenvolvimento das pessoas, sempre ultrapassando os limites das salas de aula e expandindo suas ações à comunidade. Em mais um projeto apoiado pela Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil, inestimável parceiro na promoção de projetos e programas americanos envolvendo o atendimento das necessidades dos agentes locais, o ICBEU levará agora o movimento da cultura maker para escolas públicas da zona rural e ribeirinha da cidade de Manaus com o projeto Expedição Maker.

Por meio desse projeto inovador, jovens do ensino fundamental, médio e professores receberão treinamentos em áreas que utilizam inovação, sustentabilidade e tecnologia, de modo a criar as suas próprias soluções para problemas do cotidiano, levando assim a mentalidade da cultura maker a locais remotos de Manaus. O objetivo dessa ação é impactar estudantes do interior do estado, comunidades ribeirinhas, comunidades indígenas e outras minorias sociais, além de oferecer treinamento STEAM (que envolve as áreas: Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) adequado aos professores e profissionais da educação envolvidos.

Alunos e professores terão acesso a impressoras 3D, máquinas de corte a laser, kits de robótica, dentre outros materiais. Através de atividades práticas, os alunos desenvolvem a criatividade, a proatividade, e outras habilidades importantes para o currículo escolar. Essa é uma metodologia integrada e baseada em projetos, onde os participantes exercem a colaboração e aprendem uns com os outros, a fim de preparar alunos e cidadãos para os desafios do futuro, orientando-os para uma vida pessoal e profissional de sucesso.

No período de um ano, o projeto levará dez expedições às escolas públicas municipais e estaduais, com visitas presenciais às comunidades locais que oferecem atividades maker, e o treinamento online e presencial para professores e agentes comunitários envolvidos com a educação nas escolas selecionadas. A equipe responsável por essas visitas e desdobramento das atividades inclui profissionais do ICBEU Manaus, envolvendo professores, membros da tecnologia educacional e demais colaboradores envolvidos na produção e acompanhamento das ações, além de palestrantes maker convidados, que irão contribuir com o seu conhecimento em áreas específicas, enriquecendo ainda mais o projeto.

×

Hello! Welcome!

Clique em um de nossos representantes para conversar ou envie-nos um email pelo link:  [email protected]

× Como posso te ajudar?