Projeto Expedição Maker realiza a “Expedição Tarumã” e leva cultura maker a escola da zona rural de Manaus

A equipe da Expedição Maker, projeto apoiado pela Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil, realizou no dia 21 de Outubro a Expedição Tarumã, primeira etapa dessa iniciativa que levará o movimento da cultura maker para escolas públicas da zona rural e ribeirinha da cidade de Manaus.

A primeira escola que recebeu a equipe da Expedição foi a Escola Municipal Profª. Tereza Cordovil Guimarães, localizada na Comunidade Cristo Rei, Tarumã, zona Rural de Manaus. Alunos e professores participaram de um dia repleto de atividades maker, onde puderam desenvolver a criatividade, a proatividade, e outras habilidades importantes para o currículo escolar, além de pensar e planejar soluções para a própria comunidade em que vivem. Algumas oficinas desenvolvidas na primeira Expedição foram: Aldeia Criativa, com a professora Karla Pereira, onde puderam planejar uma comunidade criativa por meio da ferramenta Scratch; Horta Automatizada, com o professor Jonathas Pinheiro, uma atividade com a mão na massa para construir juntos um jardim automatizado, com materiais como garrafa pet, papelão e outros, integrados com micro:bit; Let’s Code e Light & Eletricity,com Raphael Cavalcanti e David Modesto, da equipe do Makerspace ICBEU Manaus, onde os alunos aprenderam lógica de programação de uma forma divertida e conceitos básicos de iluminação com um toque artesanal no planejamento de uma comunidade criativa, e Educação Maker, com os teachers Alexandre Mendonça e Lucas Martins, que puderam ensinar um pouco mais sobre a cultura maker e a metodologia STEAM.

Parte da equipe da Expedição Maker recebeu ainda a visita de Julie McKay e Karla Carneiro, representantes da Missão Diplomática da Embaixada Americana, para acompanhamento do projeto. Foi uma enorme satisfação recebê-las!

×

Hello, welcome!

× Como posso te ajudar?