Conheça a Maker Box, projeto fruto da parceria de 11 BNCs

A educação maker é a junção da educação formal com a prática do fazer com as próprias mãos. Nela a aprendizagem acontece através da colaboração e do empoderamento dos próprios alunos, que passam a ser os responsáveis pelo próprio aprendizado através de suas experiências e de sua criatividade.

A Maker Box é uma caixa com atividades para crianças de 8 a 11 anos, que estimula o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem. Ela será distribuída gratuitamente para as escolas públicas parceiras dos BNCs, e traz objetos manipuláveis que podem ser utilizados e reutilizados em muitos contextos diferentes, fomentando a criatividade livre das crianças, sem manuais de montagem.

A caixa contempla material didático gratuito, físico e digital, desenvolvido por especialistas em inovação educacional. O conceito utilizado para criar os itens da Maker Box foi o de Good Toy (inspirado no Livro O Design da Infância por Alexandra Lange). A ideia é oferecer materiais que possam ser montados e desmontados diversas vezes, seguindo os princípios de exploração livre (free play). O uso da imaginação leva a criação de diferentes resultados, utilizando as mesmas peças. 

O projeto é fruto da parceria de 11 Centros Binacionais, e foi desenvolvido para apoiar o professor em suas atividades e estimular a cultura maker, tudo de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Quer saber mais sobre esse projeto? Visite: www.makerbox.org.br 

×

Hello, welcome!

× Como posso te ajudar?