ICBEU Manaus e Semed promovem Scratch Day na comunidade Agrovila

O Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU Manaus) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou o Scratch Day na Escola Municipal Paulo Freire, localizada na comunidade Agrovila, em Manaus. O evento, que teve como objetivo promover a linguagem de programação Scratch e seus benefícios para o processo de ensino-aprendizagem, foi um sucesso entre alunos, educadores e comunidade local.

A parceria entre o ICBEU Manaus e a Semed tem se mostrado extremamente importante para o desenvolvimento educacional na região. A união de esforços entre essas duas instituições proporciona oportunidades de aprendizado inovadoras e acessíveis para os estudantes, contribuindo para a formação de futuras gerações preparadas para os desafios tecnológicos do mundo atual.

A linguagem de programação Scratch, desenvolvida pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), tem se destacado como uma ferramenta poderosa no ambiente escolar. Ela estimula a criatividade, o raciocínio lógico e o pensamento computacional nos alunos, além de promover a resolução de problemas e a colaboração em equipe.

Alexandre Mendonça, supervisor de tecnologia educacional, ressaltou a importância do ensino de pensamento computacional para todos os estudantes. Segundo ele, “é fundamental que as escolas incluam o ensino de programação e pensamento computacional em suas práticas pedagógicas, pois essas habilidades serão cada vez mais exigidas no mercado de trabalho do futuro”.

A parceria entre o ICBEU Maker e a DDZ Rural, mencionada por Franklin Tavares, tem se mostrado altamente benéfica e tem trazido resultados fantásticos ao longo dos anos. Essas colaborações permitem que projetos inovadores sejam desenvolvidos, promovendo o uso da tecnologia de forma criativa e impactante na vida dos estudantes.

A professora Flaviana Lopes, responsável pela tecnologia educacional no ICBEU Manaus, destacou a importância de levar atividades desplugadas, que não dependem exclusivamente de dispositivos eletrônicos, para as comunidades ribeirinhas de Manaus. Essas atividades têm o objetivo de refletir a realidade local e proporcionar uma aprendizagem contextualizada e significativa para os alunos.

Durante o Scratch Day, os estudantes da Escola Municipal Paulo Freire tiveram a oportunidade de participar de oficinas práticas de programação utilizando a linguagem Scratch. Eles puderam criar animações, jogos e histórias interativas, explorando sua criatividade e desenvolvendo habilidades digitais essenciais.

O evento contou com a presença de familiares, que puderam acompanhar de perto as produções dos alunos e vivenciar o potencial transformador da tecnologia no ambiente escolar. A interação entre comunidade, educadores e alunos foi um dos pontos altos do Scratch Day, promovendo a troca de conhecimentos e fortalecendo os laços sociais na comunidade Agrovila.

O ICBEU Manaus e a Semed reforçam seu compromisso com a educação de qualidade, a inovação pedagógica e a inclusão digital. Essas parcerias demonstram que é possível promover a transformação educacional por meio da tecnologia, preparando os jovens para enfrentar os desafios do século XXI e construindo um futuro promissor para todos.

×

Hello, welcome!

× Como posso te ajudar?