O ICBEU Manaus concluiu, na última segunda-feira, 12 de maio, o ciclo de formação profissional para professores de língua inglesa Brazilians Innovating on the Teaching of English (BRITE 2026), programa internacional de desenvolvimento profissional promovido pelo Regional English Language Office (RELO), da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
A iniciativa fortaleceu a formação pedagógica de 25 educadores das redes pública e privada do Amazonas, promovendo atualização metodológica, troca de experiências e ampliação de práticas inovadoras no ensino de inglês. O grupo reuniu professores de Manaus e de municípios do interior do estado, como Parintins, Barcelos, Presidente Figueiredo e Iranduba.

À frente da capacitação, a professora Lívia Alencar afirmou que o curso foi uma importante oportunidade de troca de experiências entre docentes dos setores público e privado, tornando o aprendizado ainda mais enriquecedor.
“O programa BRITE acontece desde 2019, e esta foi a primeira vez que professores de inglês do setor privado foram selecionados para participar. Ter feito parte deste programa pioneiro foi uma grande oportunidade, tanto profissional quanto pessoal. Pude estreitar laços com colegas professores de realidades tão diferentes, o que representou um grande aprendizado”, afirmou.
De acordo com a professora Ana Carolina Bastos, da rede privada de ensino da capital amazonense, a formação foi um espaço coletivo de troca, no qual professores de diferentes contextos puderam compartilhar experiências sobre o ensino da língua inglesa.
“Foi uma experiência maravilhosa. Pude estar em contato com professores e conhecer outras realidades do ensino de língua inglesa no Amazonas”, destacou.
Bastos também ressaltou as reflexões promovidas pela formação sobre práticas pedagógicas no ensino de inglês, além da condução empática e acolhedora da professora Lívia Alencar, que contribuiu para o desenvolvimento profissional e humano dos participantes.
“A professora Lívia nos ajudou em diversos aspectos, não apenas no ensino de línguas, mas também no desenvolvimento humano. Com muita empatia e compreensão, ela soube acolher as diferentes realidades das participantes, muitas delas mulheres que conciliam a docência com a vida pessoal e familiar”, concluiu.
O professor João Francisco Martins Sarmento, da rede pública de ensino de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), destacou que a participação no BRITE 2026 foi uma experiência transformadora para sua prática docente.
“É a minha primeira vez participando de uma formação como essa, e todas as atividades conduzidas pela professora Lívia me fizeram refletir sobre a prática docente e reconhecer como o aprendizado desenvolvido pelos alunos em sala de aula impacta suas vidas, incentivando a autonomia, o pensamento crítico e a participação ativa nas aulas”, afirmou.
Segundo ele, as atividades propostas ao longo do curso estimularam reflexões sobre o ensino de inglês em sala de aula, reforçando a importância de metodologias que conectem o aprendizado à vida dos estudantes, para além do material didático.
Ao longo da formação, os participantes tiveram acesso a estratégias contemporâneas de ensino, recursos pedagógicos e discussões voltadas aos desafios da educação linguística no contexto atual, reforçando o compromisso do programa com a valorização docente e a excelência educacional.
O ICBEU Manaus parabeniza a professora Lívia Alencar pela condução dedicada, sensível e comprometida durante toda a jornada formativa, assim como os professores da instituição André Luis Gomes Duarte, Hellen Patrícia Moura da Conceição e Maria Angélica de Alencar Carvalho, além dos demais educadores das redes pública e privada que participaram da formação e contribuíram significativamente para o sucesso da iniciativa.
O BRITE reafirma o papel do ICBEU Manaus como ponte entre educação, inovação e impacto social, ampliando oportunidades de desenvolvimento profissional para educadores da região Norte do Brasil.
