Teatro ICBEU ganha destaque no MICBR+Ibero-América 2025, em Fortaleza

O Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (ICBEU), representando Manaus no MICBR+Ibero-América 2025, destacou-se levando o Teatro Icbeu para as rodadas de negócios do maior mercado público de economia criativa do país. Realizado em Fortaleza (CE) entre os dias 3 e 7 de dezembro, o MICBR reuniu mais de doze países, centenas de empreendedores culturais e dezenas de atividades formativas incluindo mentorias, oficinas, painéis e encontros de networking com o objetivo de fortalecer cadeias produtivas artísticas e ampliar oportunidades de negócios no setor cultural brasileiro e internacional. 

Baldoino Leite, supervisor do Teatro Icbeu, participou das rodadas de negociação. (Divulgação)

Para o supervisor do Teatro ICBEU, Baldoino Leite, a participação no evento foi estratégica, pois permitiu a promoção do Teatro ICBEU como um novo e relevante espaço cultural no Amazonas. “A nossa participação é muito significativa porque a gente tem a oportunidade de colocar o mais novo equipamento cultural de Manaus, ofertado pelo ICBEU, em discussão nas rodadas de negócios. Isso amplia a visão do Teatro ICBEU em relação ao conhecimento, onde produtores do Brasil e de outros países podem conhecer o teatro e enxergá-lo como um espaço de fomento à arte e cultura e propor seus projetos para serem apresentados no palco do teatro”, destacou Leite.

Ele ainda ressaltou que essa visibilidade é uma oportunidade de criar novas conexões, fechar parcerias e impulsionar a atuação do Teatro ICBEU, destacando ainda a conquista da instituição ao ser selecionada em primeiro lugar no edital nas áreas técnicas, fator que garantiu a participação no MICBR. Segundo Leite, essa classificação técnica reforça a excelência e o potencial do projeto cultural que Manaus leva ao mercado criativo nacional.

O MICBR+Ibero-América 2025, promovido pelo Ministério da Cultura em parceria com a Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI), transformou Fortaleza no principal ponto de convergência da economia criativa latino-americana, com mais de 180 atividades gratuitas, oportunidades de intercâmbio cultural e forte presença de diversos segmentos artísticos e técnicos. Além das rodadas de negócios, o evento ainda promoveu apresentações artísticas e integração com o Festival Elos, ampliando o alcance das ações e reforçando o papel cultural e econômico do setor no desenvolvimento de políticas públicas e parcerias internacionais. 

A participação do ICBEU Manaus no MICBR evidencia não só a relevância do teatro como polo cultural no Amazonas, mas também a inserção da instituição no circuito nacional de economia criativa, projetando o potencial cultural da região Norte em um dos mais importantes eventos de cultura e negócios do Brasil.