ICBEU Manaus desenvolve clube de Linguagem de Programação

Em mais um projeto com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos, o ICBEU Manaus desenvolveu um clube de programação para levar ciência da computação a alunos e jovens de baixa renda da rede pública de escolas de Manaus. O Coding Club tem como foco introduzir uma programação intuitiva e fácil de aprender, ensinando aos participantes não apenas a codificar com linguagens de computador, mas também a pensar, expressar e compartilhar idéias de novas maneiras. O propósito é atingir alunos em áreas de escolas carentes e outras minorias sociais para oferecer o aprendizado da linguagem de programação e da língua inglesa, alem de treinamento STEAM (que envolve as áreas: Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) adequado aos professores e profissionais da educação envolvidos.

Os participantes do Coding Club serão expostos a vários tipos de linguagem de computação, como Java Script e Swift, por meio de ferramentas educacionais como Lego, Swift Playgrounds da Apple, Sphero, entre outras, aprendendo a programar de maneira divertida. As atividades gradualmente introduzem conceitos de programação, permitindo aos alunos construírem um repertório de conhecimento que ajuda em outras habilidades, como a criatividade, resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico.

O clube de programação fornecerá todos os materiais necessários aos participantes do projeto, desde o transporte até os equipamentos de ponta, como computadores e tablets, que fazem parte da estrutura do Makerspace do ICBEU Manaus, espaço de onde os alunos podem se reunir para criar, inventar, manipular, explorar e descobrir usando uma variedade de ferramentas e materiais. Outra questão importante abordada no projeto é o aprendizado da língua inglesa. Os Estados Unidos têm a maior população de desenvolvedores de software, e mais de um terço de todas as linguagens de programação foram desenvolvidas em países onde o inglês é a língua principal. Essa será mais uma excelente oportunidade para cumprir os pilares da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil, envolvendo a língua inglesa, aprendizagem, atividades de ex-alunos, programação cultural e informações sobre os EUA.

Ao longo do projeto, será criada uma biblioteca virtual de codificação para explorar a ciência da computação e criar oportunidades para que mais alunos se conectem às ferramentas necessárias para desenvolver novas habilidades para o futuro. Os usuários poderão encontrar uma variedade de recursos e atividades de codificação úteis e atualizadas para pessoas de todas as idades, provando que a codificação e a programação de computadores não são atividades apenas para especialistas em computação.

Além das escolas públicas, teremos também turmas do clube de programação dedicadas aos alunos do ICBEU. As vagas são voltadas para alunos a partir de 14 anos, e que estejam cursando até o 3o ano do ensino médio. Os inscritos participarão de uma seleção com a equipe do MakerSpace. Para participar da seleção, preencha o formulário no link a seguir e aguarde o contato de um dos membros: https://bit.ly/ICBEUManausCodingClub

×

Hello, welcome!

× Como posso te ajudar?