Conheça a trajetória do universitário José Luiz Vargas, aluno ICBEU

O Brasil é o oitavo país que mais envia estudantes aos Estados Unidos. O que hoje é sonho para alguns, já é realidade para outros! Como é o caso do universitário José Luiz Vargas, que está na Universidade de Michigan, na cidade de Ann Arbor, cursando Engenharia Aeroespacial e Engenharia da Computação. Para chegar lá, José percorreu uma jornada desde resultados positivos no ensino médio, até o preparatório com o ICBEU Manaus para o exame internacional de proficiência em Língua Inglesa TOEFL iBT (Test of English as a Foreign Language, internet-based test), o qual é fundamental para o ingresso em universidades americanas, além de diversos outros passos.

Se você tem o objetivo de fazer uma graduação no exterior, continue a leitura e confira como está sendo a experiência do José e que também pode ser a sua no futuro!

Caso queira mais informações com o ICBEU Manaus sobre o TOEFL Prep, entre em contato pelo 3198-7100 ou 98443-4052 (WhatsApp).

Como foi o seu processo de escolha de qual curso superior fazer e onde? Dominar a Língua Inglesa era um diferencial?

Sempre me interessei pela área de exatas. Durante o ensino médio, participei de olimpíadas científicas de Química, Física, Matemática e Astronomia. Desenvolvi um projeto de iniciação científica na área de microbiologia e outros projetos. No terceiro ano do Ensino Médio, sabia que tinha interesse em cursar engenharia, mas a especialização ainda era incerta. Como meu sonho de criança sempre foi me tornar astronauta e ir ao espaço, decidi me candidatar a engenharia aeroespacial nos EUA. Já no primeiro ano de faculdade, percebi que as oportunidades dentro da engenharia aeroespacial nos EUA eram restritas aos americanos. Então, declarei uma segunda graduação em engenharia da computação.

No meu caso, dominar a língua inglesa era pré-requisito para poder me matricular nas universidades americanas. 

Como foi o seu preparatório para o TOEFL iBT no ICBEU Manaus? Por que você e seus pais escolheram a instituição?

Estudei no ICBEU por volta de dois meses. Pretendia me candidatar a universidades americanas e o TOEFL era um pré-requisito. Minha família e eu escolhemos o ICBEU por ser uma instituição com alto nível de qualidade.

Como foi a jornada para sua admissão em uma universidade dos EUA?

O processo de admissão consiste em textos motivacionais, provas de conhecimento e preenchimento de formulários. Diferente das universidades brasileiras, nas quais se presta o vestibular para ingresso, as universidades americanas avaliam o candidato em diversas áreas. Cada universidade requer diferentes textos motivacionais para entender as aspirações do candidato, interesses e como a universidade pode ajudá-lo a atingir seus objetivos. Os temas são bem gerais e variam de “conte sobre uma vez que você falhou e as lições que aprendeu com a experiência?” a “se pudesse voltar no tempo e conversar com uma personalidade, quem seria e qual seria o tema da conversa?”. Outra parte do processo são as provas de conhecimento, no meu caso fiz o SAT, uma prova de inglês e matemática e o TOEFL, o teste de proficiência da língua inglesa. Fiz o processo durante o terceiro ano do ensino médio.

Como está sendo a experiência de estudar no exterior?

Sem dúvidas, estudar nos EUA vale a pena. Somos desafiados constantemente na área acadêmica com projetos, artigos e experimentos científicos. Além disso, o esforço é reconhecido através de prêmios e cerimônias de honra. A experiência também abre oportunidades de estágio durante as férias de verão. Nos últimos dois anos, trabalhei como engenheiro de software na Amazon e Microsoft.  

Qual o seu próximo passo?

Me formo em abril de 2024 e me candidatarei ao doutorado nas áreas de controles, um campo que abrange tanto engenharia aeroespacial como da computação.

Se você pudesse dar um conselho para quem quer atingir um sonho como o seu, qual seria?

Na faculdade aprendi a buscar projetos que me interessam. Antes me limitava às atividades que já tinha o conhecimento, mas entendi que sair da zona de conforto e buscar novos desafios é uma jornada gratificante. Especialmente na área de engenharia, muita informação está disponível na internet, o que facilita desenvolver projetos e se aperfeiçoar nas áreas de tecnologia. Por isso, aconselho para que jovens com interesse nessas áreas, se envolvam com projetos e ponham a mão na massa.

Gostou da entrevista sobre como estudar em uma universidade nos EUA? Esperamos que ela tenha te inspirado a seguir com seus sonhos e que você se prepare para ser o que quiser! Nós do ICBEU Manaus ficamos muito felizes de participar da jornada de pessoas, como o José, e da de realização de sonhos, por meio do ensino da língua inglesa!

×

Hello, welcome!

× Como posso te ajudar?