ICBEU Manaus recebe exposição de Francimar Barbosa

A Galeria de Artes do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – ICBEU Manaus, inaugura na próxima terça-feira, 27 de abril de 2021, a exposição 3ª e 7ª arte por Francimar Barbosa, que reúne 30 obras de narrativas interessantes e dinâmicas, relacionadas com os trabalhos marcantes da história das artes visuais dos mestres consagrados das chamadas belas artes, na leitura apropriada de Francimar Barbosa: Mandalas circulares.

A exposição marca o início das celebrações dos sessenta e cinco anos do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – ICBEU  Manaus e apresenta as referências dos quadrinhos e desenhos animados de Walt Disney, Hanna Barbera, seguidos pelos heróis de Stan Lee, os grandes musicais e seus representantes: Ginger Rogers, Fred Astaire e Grace Kelly e filmes clássicos antigos e atuais do cinema como Indiana Jones, Piratas do Caribe, Tempos Modernos, Super-Man, Homem de Ferro, Harry Potter, Edward Mãos de Tesoura, Jogos Vorazes, que consagraram artistas como Johnny Depp, Harrison Ford, Sean Connery, Marilyn Monroe entre outros.

Francimar Barbosa diz que seus quadros seguem uma “linha do tempo”, começando pela lembrança mais antiga dos seus primeiros traços nesse caminho das artes: “Na infância lembro que só conseguia desenhar a cabeça do Mickey Mouse da Disney. Depois, com a prática, fui desenvolvendo cada vez mais, até chegar nos super-heróis da Marvel: Homem-Aranha, Capitão América, entre outros. Sempre fui um apaixonado pelas revistas em quadrinhos. Acompanhei a evolução dos desenhos animados da televisão até os dias de hoje, os contornos, as cores chapadas, movimento brusco, até chegarem os computadores que revolucionaram, apresentando textura, luz e movimentos perfeitos aos desenhos. Gosto muito de musicais e o cinema sempre foi uma paixão. Juntei tudo isso com as obras dos grandes mestres da pintura, minha outra paixão”. 

Tendo visitado o atelier do artista, o presidente do ICBEU Manaus, Luís Fabian Barbosa, afirma “ fiquei deveras encantado com o trabalho que estava, então se desenvolvendo, integrando a pintura e o cinema. Convidei-o então para expor na Galeria de artes do ICBEU, pois, Francimar destaca-se como um dos mais criativos e instigantes artistas de sua geração e esta exposição é de extrema relevância pelo conteúdo universal que evoca. Combina muito com o espírito inovador e transformador desta instituição que realiza a difusão cultural da produção plástica visual manauara”.

Segundo Sergio Cardoso, diretor artístico responsável pela curadoria: “ A exposição cumpre seu objetivo de estabelecer analogias conceituais contemporâneas com as referências dos filmes: a cultura produzida para o grande público, de característica fugaz, transitória produzida em massa para divulgar, através do cinema, as leituras do tempo. O conjunto de obras apresentado marca pela unicidade estilística, onde a cinética das misteriosas mandalas representam os astros do cinema, seus personagens e detalhes das obras clássicas dos grandes mestres da pintura do Renascimento à arte Contemporânea como A Criação de Adão de Michelangelo, Nascimento de Vênus de Botticelli, La Demoiselle d’Avignon de Picasso,  Edvard Munch,  James Ensor,  Paul Gauguin,  Tiziano,  Bosch,  Gustav Klimt, dentre tantos que integram as composições. Trata-se do Pop Art manifestado em 1956 nos Estados Unidos que por meio do memorial pessoal cinematográfico e das obras plásticas de grandes pintores, Francimar, incorpora e combina imagens de filmes com as narrativas de suas mandalas anexando e construindo conceitos, de cores no caleidoscópio genial de seu trabalho vigoroso e intenso.  Detalhes das obras e situações conceituais consagradas pela literatura e arte popular. Vivamos a memória lúdica do artista que nos traz a arte do consumo popular, com organização erudita e sofisticada”

Prezando pela segurança, a abertura da exposição se dará em formato mais restrito, apenas com a participação de alguns familiares do artista, corpo técnico da instituição e imprensa convidada, visando um maior controle sobre a circulação de pessoas, a manutenção do distanciamento social e dos protocolos de segurança para saúde. Para que o público também possa acompanhar, será realizada a transmissão online do evento de abertura, por meio das redes sociais do ICBEU Manaus (Facebook e Instagram), com um tour virtual das obras.

No período de visitação, poderão ser agendadas visitas à Galeria, diretamente no site do ICBEU no link catalogo virtual a ser lançado junto com a exposição, evitando assim, aglomerações no espaço. Será disponibilizado na entrada da Galeria totem de álcool gel, sprays de álcool líquido e tapete higienizante, e é obrigatório o uso de máscara durante as visitas.  

O ICBEU Manaus reitera assim, o compromisso de oportunizar novas exposições e a contínua valorização das expressões artísticas, impulsionando o movimento social das artes visuais em Manaus.

O QUE: Abertura da exposição 3ª e 7ª arte por Francimar Barbosa.

ONDE: The Art Gallery, no ICBEU Manaus (Av. Joaquim Nabuco, 1286 – Centro).

QUANDO: Abertura em 27 de abril de 2021, às 19h, com transmissão online nas redes sociais do ICBEU Manaus (Facebook: ICBEU Manaus e Instagram: @icbeumanaus).

Período de visitação:  a partir de 28 de abril, (Segunda a sexta-feira, 15h às 19h; Sábados, 9h às 12h) mediante o agendamento pelo link no site icbeu.com

Agendamento de visitas: https://bit.ly/ExposicaoFrancimar

×

Hello, welcome!

× Como posso te ajudar?